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Integração com CRM PipeRun

Saiba como configurar e utilizar nossa integração com o CRM PipeRun de vendas.

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Escrito por Victoria Nascimento
Atualizado há mais de 4 anos

Sobre o PipeRun

O PipeRun é uma plataforma CRM para sua equipe de vendas onde você pode "acelerar o fechamento assinando documentos eletronicamente", "ganhar agilidade no envio de propostas", "centralizar informações em um só lugar", etc.

Clique no botão pra conferir o site oficial:

Como funciona a integração com o PipeRun 🤔

Com a integração, através da ações que as oportunidades sofrem, você poderá cadastrar um novo cliente no G-Click e gerar os processos de serviços avulsos na plataforma, podendo então acionar seu financeiro da cobrança de serviços avulsos e os demais funcionários que executaram os trabalhos!

Com de tags (etiquetas) o G-Click saberá exatamente quais processos deverá abrir, mas na ausência desta, uma pré-tarefa é criada para que assim o usuário ainda seja notificado e possa selecionar manualmente o processo.

Continue lendo o artigo para saber como configurar e usar com mais detalhes!

Como configurar a integração com o PipeRun ⚙️

Passo 1. Gerar webhook e configurar tags no G-Click

Para configurar a integração, vamos começar gerando um webhook que surge quando configuramos a primeira tag do PipeRun no G-Click. Então vamos lá:

  1. No menu lateral vá em Cadastro > Minha empresa e clique na opção "Sistemas de integração";

  2. Clique sobre o sistema PipeRun;

  3. Depois, clique no ➕ para adicionar a primeira tag;

  4. Agora;
    - No campo "Tags" digite uma ou mais tags que você utiliza no PipeRun;
    - No campo "Calendário" selecione aquele no qual há o processo correspondente à tag;
    - Por fim, no campo "Processo" selecione o que corresponde à tag.

  5. Caso queira configurar mais tags, clique no ➕ e repita o passo 4.

  6. Para continuar, copie o texto do campo "Copiar e colar no Piperun para configurar o webhook" e guarde para o próximo passo; 😁

Passo 2. Configurar ação automática no PipeRun

Agora, precisamos configurar o webhook no PipeRun para ele encaminhar as ações automaticamente gerando as tarefas,:

  1. No canto superior direito, clique sobre seu usuário e selecione a opção "Ajustes";

  2. Na coluna "Ferramentas" a direita, clique sobre "Ações Automáticas";

  3. Na parte superior direita, clique no botão "Adicionar ação";

  4. Ta tela de "Nova ação automática" você irá preencher o formulário da seguinte forma:
    - No 1º campo, informe o nome da ação que está sendo criada, ex: G-Click;
    - No 2º campo, selecione o funil que será utilizado, ex: Funil de Vendas;
    - No 3º campo, selecione qual etapa do funil deverá realizar esta ação, ex: Qualquer etapa;
    - No 4º campo, selecione a ação: Enviar Oportunidade para URL. (Esta opção é obrigatória);
    - No 5º campo, selecione a ação: Oportunidade for ganha.
    - No 6º campo, deixe apenas o status: "Ganhas";

  5. Agora, clique em "Próximo";

  6. Na tela "Enviar oportunidade para URL" você vai inserir no campo "URL" aquele link que copiou alguns passos atrás;

  7. Por fim, clique em "Salvar".

Como usar a integração com o PipeRun 🤔

Para a utilização é importante entender que o gatilho da integração é quando a ação que foi configurada ocorrer, então se você determinou que a ação é "Oportunidade for ganha", quando for sinalizado "GANHO", resultará no G-Click ações de:

  • Cadastrar cliente;

  • Gerar tarefas (processos);

  • Gerar pré-tarefa.

Além disso, também será incluído o link da proposta, caso tenha.

Mas é importante entender alguns dos cenários para saber como a integração pode se comportar frente à eles.

Cadastro de clientes

A integração confere o número da inscrição do cliente para confirmar se o mesmo já está cadastrado na plataforma G-Click ou não, com base nisso, temos alguns cenários de importante atenção:

  • Cliente sem nº de inscrição:
    O cliente será cadastrado com o tipo de inscrição "Sem Registro", adicionando somente seu Nome e Apelido, então é importante completar o cadastro do mesmo posteriormente.

  • Cliente com apelido existente:
    O cliente será cada cadastrado adicionando uma numeração após, indicando uma contagem. (Ex.: G-Click 2)

  • Cliente com nº de inscrição existente:
    Ele não será cadastrado novamente, a integração irá abrir somente a tarefa conforme sua tag, ou falta desta.

Oportunidades x Tarefas

Podemos dizer que pra cada Tag configurada (ou não) a integração irá gerar pelo menos uma tarefa (processo). Então temos alguns cenários interessantes e uma exceção, caso a Tag não tenha sido devidamente configurada:

  • Oportunidade sem tag ou com tag não configurada:
    Esta irá gerar o que chamamos de pré-tarefa. Por padrão ela será aberta no calendário Ordem de Serviço de ID 3, com o assunto "Outros". A pré-tarefa permite que você escolha qualquer processo de qualquer calendário de solicitação, ou até mesmo obrigação esporádica, e gere uma tarefa a partir da sua escolha.

  • Oportunidade com 2 tags configuradas:
    Se configuradas em processos diferentes, então serão gerados ambos os processos, podendo ser de calendários diferentes.

  • Oportunidade com 1 tag configurada em 2 processos:
    Então serão abertos ambos os processos com essa única tag, podendo ser de calendários diferentes.

Importante salientar que, se a oportunidade estiver com 2 tags e somente 1 está configurada, ele dará prioridade à abrir somente o processo configurado, não gerando a pré-tarefa pra tag não configurada. Isso também vale caso ambas não estejam configuradas, ele só gerará 1 pré-tarefa.

(Pipe Run)

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