Passo 1. Ativar a integração com o Fortes Conecta
Para a ativação da integração é importante que tenhamos um usuário do Fortes Conecta com acesso total a plataforma.
Disponibilizar acesso ao Fortes Conecta
Para que nosso robô possa fazer a integração, você irá disponibilizar um usuário e senha para que o robô acesse a plataforma.
No caso do Fortes Conecta você precisa disponibilizar um usuário que acesse como Gestão Contábil.
Para configurar o acesso, basta fazer o seguinte:
Expanda o menu lateral clicando na área branca ou no seu avatar 👤 e clique em
Configurações >
Minha Empresa
;Vá na aba
Sistema de Integração
e clique na opçãoFortes Conecta
;No lado esquerdo clique no botão
Ativar
;Nos campos
Usuário
eSenha
insira um acesso válido ao Fortes Conecta que siga os parâmetros explicados na imagem a cima;Clique no lápis a direita para salvar, se o login e senha forem válidos, o G-Click dará uma mensagem confirmando a conexão.
Passo 2. Importar as atividades de integração Fortes Conecta
Após fornecer um acesso ao G-Click, você conseguirá fazer a importação das atividades que possibilitarão a integração.
Para isso, você vai:
Ainda na tela do passo anterior, clique no botão
Atividades
A direita, clique no botão
Importar
Um diálogo para seleção de um cliente irá surgir, selecione um cliente modelo, no qual o diretório de partas do Conecta está seguindo as regras necessárias;
Após, clique novamente em
Importar
e aguarde a mensagem de sucesso aparecer.Agora, podemos ir pro próximo passo ⏭️
Lógica para criação das atividades de integração Fortes Conecta
A importação é fácil né? Mas também conseguimos criar as atividades manualmente ou, em alguns casos, será necessário editá-las. Vou explicar como:
O Fortes Conecta funciona com um diretório de pastas, através desse diretório é possível organizar os documentos publicados, e é através dele que conseguimos ensinar o robô onde ele deve buscar os arquivos! 🤓
Basicamente, para a montagem da atividade, nós precisamos desse caminho:
Por exemplo, eu estou acessando a pasta do departamento 📁 Pessoal
, e depois eu acessei a pasta 📁 Folha de Pagamento
, então vou pegar essas informações e juntá-las dessa forma:
Pessoal/Folha de Pagamento
Se houvesse uma terceira pasta, eu poderia adicioná-la adicionando a barra e o nome da pasta. Muito importante que o nome esteja igualzinho.
Outro cenário que podemos ter é quando numa mesma pasta encontramos +1 tipo de arquivo, como no exemplo a cima, onde na pasta Folha de Pagamento
temos Folha Mensal e Folha Adiantamento, então para que o robô diferencie, basta criar 2 atividades:
Pessoal/Folha de Pagamento/Folha Mensal
Pessoal/Folha de Pagamento/Folha Adiantamento
Nesses exemplos, será quando você precisará editar as atividades importadas. Então vamos lá! 🏃
Passo 3. Adicionar atividades às Obrigações
No menu lateral, clique em
Configurações > Obrigações
;Use os filtros ou a ferramenta de pesquisa para buscar pela obrigação;
Clique sobre o nome da obrigação para começar a edição, você também pode clicar na seta ⤴️ ao lado para abrir numa nova guia;
Vá para o passo
2. Atividades
e clique no botão+ Atividades
;No campo
Tipo
selecioneIntegração: Fortes Conecta
;Você poderá selecionar uma existente em
Texto para ser adicionado
e clicar no botão com um ➕ (mais) ao lado, ou;No campo
Novo texto
escreva o caminho conforme vimos no passo Lógica para criação das atividades... e clique emNova
Reordene as atividades como desejar.
Como diferenciar diversos arquivos em uma pasta 📂
Caso seja necessário, você pode alterar o nome da atividade para diferenciar arquivos dentro de uma mesma pasta, como explicando anteriormente. Para isso você vai:
Clique sobre o nome da atividade que deseja modificar;
Um diálogo irá surgir para edição do nome, ou até mesmo adição de uma descrição + completa;
Altere o nome adicionando a barra + o trecho do nome do arquivo que o diferencie dos demais - atenção para não adicionar espaços desnecessários ou erros na digitação;
Ex.: Pessoal/Folha de Pagamento/Folha adiantamentoDepois, baixa clicar em
Alterar
.
Atualizar tarefas abertas
Caso você já tenha gerado as tarefas e já está usando o G-Click no dia a dia, esse passo é muito importante.
Depois de ter reordenado as atividades como deseje;
Clique no botão
Atualizar tarefas
;Selecione todos os cliente e clique em
Alterar
;Agora só aguardar a mensagem de sucesso aparecer, antes de deixar a tela.
Obs.: Só serão atualizadas tarefas que não foram concluídas e que estão com 0% das atividades realizadas.
Repita o passo "Incluir atividades nas obrigações" para todas as obrigações que você deseja que a integração aconteça.
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👋😉