Passar para o conteúdo principal

Integrando com o Zap Contábil: Envie arquivos e receba solicitações

Neste artigo, venha conhecer sobre a nossa integração com o ZapContábil e como ela permite que a Omie.G-Click interaja com o WhatsApp. 📱💬

Victoria Nascimento avatar
Escrito por Victoria Nascimento
Atualizado há mais de uma semana

A integração com o Zap Contábil permite o envio de mensagens e documentos para os seus clientes pelo WhatsApp diretamente de tarefas na Omie.G-Click.

Além disso, ela torna possível a consulta das tarefas em tempo real dentro do Zap Contábil, e o seu cliente também poderá fazer a abertura de solicitações pelo WhatsApp que serão geradas automaticamente no Omie.G-Click.

Tópicos do Artigo:


Conhecendo a Zap Contábil

O WhatsApp do seu escritório com múltiplos usuários!

1) Não é necessário ter várias linhas do WhatsApp para se comunicar com seus clientes, com a Zap Contábil você tem em uma única linha a quantidade de pessoas que você precisar para atender às solicitações dos seus usuários.

A plataforma une as funcionalidades que transformam o seu WhatsApp em uma verdadeira ferramenta de prospecção, atendimento e vendas! Fazendo seu negócio alcançar ainda mais resultados.

2) Clique no botão abaixo para conferir o site:


Funcionamento da integração com a Zap Contábil

1) Nossa integração com plataformas multicanais traz em conjunto a integração da Omie.G-Click com o WhatsApp, e entre os benefícios temos:

  • Maior facilidade de comunicação;

  • rapidez na busca por informações e arquivos solicitados pelo cliente;

  • envio de documentos via WhatsApp; e

  • centralização dos assuntos relevantes tratados com os clientes.

Iframe: Um pedacinho da Omie.G-Click no Zap Contábil 🍕

1) As principais funções da nossa integração são disponibilizadas por meio de uma tecnologia chamada Iframe, que podemos dizer que é uma miniatura do Omie.G-Click no seu Zap Contábil, com ela você poderá:

  • Consultar tarefas sem sair do chat:

    Sem sair do chat, você terá uma lista recente de tarefas da Omie.G-Click disponíveis para uma consulta rápida; A lista de tarefas respeita o contato com o qual está conversando. 😉

  • Centralizar conversas importantes copiando mensagens:

    Você poderá copiar mensagens relevantes em tarefas; Por exemplo, quando o cliente pedir um detalhe sobre um serviço contratado, permitindo que essa informação seja consultada diretamente na Omie.G-Click.

  • Rapidez e segurança no envio de ARQUIVOS:

    Também, sem sair do Zap Contábil, você poderá consultar e enviar as guias que sejam solicitadas pelo seu cliente, com a segurança de não enviar arquivos trocados, pois só serão exibidos arquivos correspondentes ao contato com quem está conversando.

2) Além disso, oferecemos um atalho para envio de emails pela Omie.G-Click, caso seu cliente solicite a formalização de algo ou o reenvio das guias por email.


Atividade exclusiva para envio de mensagens no WhatsApp 💬

1) Considerando que a alma da Omie.G-Click são suas tarefas e atividades, a integração com o Zap Contábil traz também uma atividade exclusiva, que adicionada às tarefas fará com que o envio de mensagens e anexos por WhatsApp seja feito obrigatoriamente pelos usuários, como um passo fixo de suas rotinas.

Além disso, ao centro da tela toda tarefa terá o botão ZapContábil, que permitira o envio manual de mensagens para os clientes a qualquer momento:


Autoatendimento e solicitação de serviços via TypeBot

1) O Zap Contábil possui o TypeBot que é um recurso que permite a configuração de um bot para o início do atendimento dos seus clientes. Através desse recurso, o seu cliente poderá abrir uma solicitação pelo WhatsApp que será direcionada de forma automática como pré-tarefa para a Omie.G-Click.

⚠️ Para saber mais sobre o TypeBot ou solicitar que seja habilitado, você pode entrar em contato com o Suporte do Zap Contábil.


Mas afinal, o que é preciso para integrar? 🤔

Para isso é necessário que você já tenha contratado os serviços da Zap Contábil, se não tiver, basta entrar em contato com o time de vendas do nosso parceiro!

Agora, se você já contratou, vêm comigo que vou te explicar como configurar! No início do passo a passo temos também um vídeo tutorial.


Configurando a integração com a Zap Contábil

1) A integração traz sigo 2 funções importantes, e cada uma terá sua configuração:

 

Criando o Iframe da Omie.G-Click

1) Além do tutorial por escrito, segue um vídeo super rápido de como configurar o Iframe:

2) Para facilitar a configuração mantenha as duas plataformas abertas no seu navegador, pois vamos realizar configurações em ambas simultaneamente!

3) Primeiro, iremos acessar a página de configuração na Omie.G-Click:

  1. Comece se conectando à Omie.G-Click;

  2. Então, na lateral superior à esquerda clique na sua foto;

  3. Na segunda coluna vá em Configurações > Minha empresa e na parte superior à esquerda acesse a aba Sistemas de Integração;

  4. Clique sobre a opção Zap Contábil, para ser direcionado para a tela de configuração;

    • A configuração depende de 3 informações, que serão coletadas da Zap Contábil e mais abaixo mostraremos como fazer isso:

4) Em seguida, acesse a Zap Contábil e siga os passos abaixo:

  1. Na parte superior teremos a URL do Login Zap Contábil, copie ela e cole na Omie.G-Click;

  2. Então, retorne para a Zap Contábil e no menu superior à direita, clique em Configurações e depois à esquerda clique na aba Integração;

  3. Na sessão Chaves de API, teremos a URL da API, selecione ela e cole na Omie.G-Click;

  4. Na ZapContábl, mais abaixo clique no botão GERAR NOVA CHAVE;

  5. No campo nome escreva "Omie.G-Click" e clique em ADICIONAR;

  6. Desça um pouco a página, ao centro da linha da opção criada teremos um ícone de papel duplo, clique nele para copiar o Token;

  7. Retorne para a Omie.G-Click, e cole a informação em Token da Zap Contabil:

5) Por fim, siga os passos a seguir para finalizar a configuração do Iframe:

  1. Na Omie.G-Click, após inserir as informações, do lado direito ao final da página clique em Gerar;

  2. Selecione a URL do Iframe gerada, copie ela e retorne para a ZapContábil;

  3. Desça um pouco a página e na área Iframes (Beta), do lado direito clique em ADICIONAR IFRAME;

  4. Um diálogo irá surgir. No campo Nome escreva "Omie.G-Click";

  5. Cole a URL do Iframe no campo URL;

  6. E por fim, no campo Largura, recomendamos que você coloque "350"px;

  7. E para encerrar, clique em ADICIONAR.


Mapeando os usuários 👥

⚠️ Esse é um passo muito importante, para que todos os usuários possam usar a função do Iframe!

1) Este mapeamento irá permitir que saibamos exatamente quem está movimentando informações entre as plataformas, quem copiou mensagens e quem enviou o arquivo nas conversas com os clientes.

2) Tanto na Omie.G-Click como na Zap Contábil teremos usuários que poderão ter nomes diferentes entre as plataformas, então é importante que digamos quem é quem. Para isso:

  1. Ainda na lista de integrações da Omie.G-Click, clique no botão Apelidos;

  2. A esquerda são listados os apelidos dos usuários na Omie.G-Click e a direita serão os nomes dos usuários no Zap Contábil;

    1. Você pode consultar o nome dos usuários no Zap Contábil no menu Usuários;

  3. Coloque o nome do usuário no campo vazio a direita e clique em ENTER para salvar;

  4. Ou, você pode usar o TAB no seu teclado para salvar e ir para o próximo usuário.


Configurando as atividades do Zap Contábil na Omie.G-Click ✅

1) Lembrando que as atividades no Omie.G-Click determinam o passo a passo que o usuário precisa executar para que de fato conclua a sua demanda, então, adicionar a atividade do Zap Contábil irá determinar que o usuário precisa enviar uma mensagem para um determinado contato para poder concluir sua tarefa!

Para consultar o passo a passo, você pode clicar na seta ➡️ ao lado dos títulos mais abaixo abaixo:

📌 Será necessário repetir o passo para todas as obrigações e processos que você deseja que o envio da mensagem seja uma atividade obrigatória.

Inserindo a atividade em uma Obrigação

  1. No menu a sua esquerda, clique no seu avatar para expandi-lo;

  2. Na segunda coluna á esquerda, vá em Configurações > Obrigações;

  3. Escolha a obrigação que deseja e clique sobre seu nome ou no ícone ao lado para acessá-la;

  4. Na região superior, ao centro vá ao passo Atividades;

  5. Do lado esquerdo, clique no botão + Atividades e um diálogo irá surgir;

  6. No primeiro campo "Tipo" selecione a opção Integração: Zap Contábil;

  7. Depois você poderá criar um novo texto ou selecionar um texto existente no campo texto para ser adicionado;

  8. Depois, basta clicar no botão ao lado para adiciona-la:

💡 Também é possível configurar o envio automático da mensagem pelo WhatsApp na conclusão da tarefa. Para saber mais acesse o botão abaixo:

2) Caso você já tenha gerado as tarefas e já esteja usando a Omie.G-Click no dia a dia, esse passo é muito importante.

  1. Após reordenado as atividades como desejado;

  2. Clique no botão Atualizar tarefas;

  3. Selecione todos os cliente e clique em Alterar;

  4. Agora só aguardar a mensagem de sucesso aparecer, antes de deixar a tela:

🚨 Lembrando que: Só serão atualizadas tarefas que não foram concluídas e que estão com 0% das atividades realizadas.

Inserindo a atividade em um Processo

  1. No menu a sua esquerda, clique no seu avatar para expandi-lo;

  2. Na segunda coluna á esquerda, vá em Configurações > Solicitações (Processos);

  3. Escolha o processo que deseja e clique sobre seu nome;

  4. Do lado esquerdo, na região central clique no botão + Atividades e um diálogo irá surgir;

  5. No primeiro campo "Tipo" selecione a opção Integração: Zap Contábil;

  6. Depois você poderá criar um novo texto ou selecionar um texto existente no campo texto para ser adicionado;

  7. Depois, basta clicar no botão ao lado para adiciona-la:

⚠️ Somente as solicitações geradas após essa modificação terão a atividade. Tarefas geradas anteriormente não serão atualizadas


Configurando a solicitação via WhatsApp

1) Primeiro será necessário já ter acesso ao TypeBot, caso não tenha, você pode entrar em contato com a Zap Contábil para solicitá-lo.

Definindo os processos que o cliente poderá solicitar

1) Dentro da Omie.G-Click você precisará indicar quais processos o seu cliente poderá solicitar por WhatsApp. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Na lateral superior esquerda, clique na sua foto;

  2. Na segunda coluna, na parte inferior, acesse Configurações > Minha Empresa;

  3. Então, na parte superior do lado direito selecione a aba "Sistemas de Integração" e a esquerda clique em Zap Contábil;

  4. Após isso, ao final da tela do lado esquerdo clique em "Processos";

  5. Em seguida, desça a tela e a esquerda selecione a caixa ao lado dos processos que os clientes poderão solicitar:


Gerando as chaves de API

1) Também será necessário gerar chaves de API para serem usadas pelo TypeBot. Para isso:

  1. Na lateral superior esquerda, clique na sua foto;

  2. Na segunda coluna, ao centro, acesse Configurações > API;

  3. Do lado direito, na parte superior clique no botão + Criar uma Aplicação;

  4. Digite um nome, como "TypeBot Zap Contábil" e do lado direito clique em Criar;

  5. Então copie o ID do cliente e o Segredo de cliente, pois eles serão utilizados na configuração do TypeBot:

⚠️ Atenção!

Se a opção API não aparecer no seu menu, significa que o seu usuário não possui permissão de acesso a ela. Neste caso, solicite para algum administrador realizar o procedimento, ou a configuração do acesso para o seu usuário.


Configurando o TypeBot

1) Quando o TypeBot já estiver habilitado dentro do ZapContábil, siga os passos abaixo:

  1. Na parte superior ao centro, clique em Bots;

  2. A esquerda, selecione a opção TYPEBOT e na região central do lado direito clique em ABRIR TYPEBOT;

  3. Para ajudar na configuração, já haverá um bot pré configurado. Na região central do lado esquerdo você deverá encontrar um quadro com o nome "gclick", selecione ele.

  4. No centro da tela, desça a página para encontrar a opção "post auth", então clique sobre o link abaixo dela;

  5. Do lado direito aparecerá um outro quadro, no centro dele clique em Body;

  6. O botão Custom body precisa estar habilitado e na caixa de texto abaixo dele é necessário colar o código mais abaixo, substituindo os textos "ID_DE_CLIENTE" e "SEGREDO_DE_CLIENTE", pelas chaves de API do Omie.G-Click:

    client_id=ID_DE_CLIENTE&client_secret=SEGREDO_DE_CLIENTE&grant_type=client_credentials

  7. Depois de fazer as configurações, no centro da parte superior da página clique em Compartilhar e um pouco abaixo, do lado esquerdo, selecione Copiar.

  8. Em seguida, do lado direito na parte superior clique em Publicar.

2) Após isso, para habilitar o TypeBot:

  1. Volte no Zap Contábil, no menu Bots > TYPEBOT, e na região central do lado direito clique em Adicionar;

  2. Então defina um nome para o bot, escolha a conexão e cole a URL copiada do TypeBot;

  3. Se desejar você pode definir alguma restrição de horário para o bot. Por fim, clique em Salvar.

🆘 Caso tenha dificuldades na configuração do TypeBot entre em contato com o suporte do Zap Contábil.


Perguntas Frequentes (FAQ)

Como cadastrar grupos na Omie.G-Click?

Primeiro é importante que o grupo já esteja criado em seu WhatsApp e uma conversa já tenha sido iniciada, depois disso, a integração dará as instruções do que fazer!


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?