A integração com o Zap Contábil permite o envio de mensagens e documentos para os seus clientes pelo WhatsApp diretamente de tarefas na Omie.G-Click.
Além disso, ela torna possível a consulta das tarefas em tempo real dentro do Zap Contábil, e o seu cliente também poderá fazer a abertura de solicitações pelo WhatsApp que serão geradas automaticamente no Omie.G-Click.
Tópicos do Artigo:
Conhecendo a Zap Contábil
O WhatsApp do seu escritório com múltiplos usuários!
1) Não é necessário ter várias linhas do WhatsApp para se comunicar com seus clientes, com a Zap Contábil você tem em uma única linha a quantidade de pessoas que você precisar para atender às solicitações dos seus usuários.
A plataforma une as funcionalidades que transformam o seu WhatsApp em uma verdadeira ferramenta de prospecção, atendimento e vendas! Fazendo seu negócio alcançar ainda mais resultados.
2) Clique no botão abaixo para conferir o site:
Funcionamento da integração com a Zap Contábil
1) Nossa integração com plataformas multicanais traz em conjunto a integração da Omie.G-Click com o WhatsApp, e entre os benefícios temos:
Maior facilidade de comunicação;
rapidez na busca por informações e arquivos solicitados pelo cliente;
envio de documentos via WhatsApp; e
centralização dos assuntos relevantes tratados com os clientes.
Iframe: Um pedacinho da Omie.G-Click no Zap Contábil 🍕
1) As principais funções da nossa integração são disponibilizadas por meio de uma tecnologia chamada Iframe, que podemos dizer que é uma miniatura do Omie.G-Click no seu Zap Contábil, com ela você poderá:
Consultar tarefas sem sair do chat:
Sem sair do chat, você terá uma lista recente de tarefas da Omie.G-Click disponíveis para uma consulta rápida; A lista de tarefas respeita o contato com o qual está conversando. 😉
Centralizar conversas importantes copiando mensagens:
Você poderá copiar mensagens relevantes em tarefas; Por exemplo, quando o cliente pedir um detalhe sobre um serviço contratado, permitindo que essa informação seja consultada diretamente na Omie.G-Click.
Rapidez e segurança no envio de ARQUIVOS:
Também, sem sair do Zap Contábil, você poderá consultar e enviar as guias que sejam solicitadas pelo seu cliente, com a segurança de não enviar arquivos trocados, pois só serão exibidos arquivos correspondentes ao contato com quem está conversando.
2) Além disso, oferecemos um atalho para envio de emails pela Omie.G-Click, caso seu cliente solicite a formalização de algo ou o reenvio das guias por email.
Atividade exclusiva para envio de mensagens no WhatsApp 💬
1) Considerando que a alma da Omie.G-Click são suas tarefas e atividades, a integração com o Zap Contábil traz também uma atividade exclusiva, que adicionada às tarefas fará com que o envio de mensagens e anexos por WhatsApp seja feito obrigatoriamente pelos usuários, como um passo fixo de suas rotinas.
Além disso, ao centro da tela toda tarefa terá o botão ZapContábil
, que permitira o envio manual de mensagens para os clientes a qualquer momento:
Autoatendimento e solicitação de serviços via TypeBot
1) O Zap Contábil possui o TypeBot que é um recurso que permite a configuração de um bot para o início do atendimento dos seus clientes. Através desse recurso, o seu cliente poderá abrir uma solicitação pelo WhatsApp que será direcionada de forma automática como pré-tarefa para a Omie.G-Click.
⚠️ Para saber mais sobre o TypeBot ou solicitar que seja habilitado, você pode entrar em contato com o Suporte do Zap Contábil.
Mas afinal, o que é preciso para integrar? 🤔
Para isso é necessário que você já tenha contratado os serviços da Zap Contábil, se não tiver, basta entrar em contato com o time de vendas do nosso parceiro!
Agora, se você já contratou, vêm comigo que vou te explicar como configurar! No início do passo a passo temos também um vídeo tutorial.
Configurando a integração com a Zap Contábil
1) A integração traz sigo 2 funções importantes, e cada uma terá sua configuração:
Criando o Iframe da Omie.G-Click
1) Além do tutorial por escrito, segue um vídeo super rápido de como configurar o Iframe:
2) Para facilitar a configuração mantenha as duas plataformas abertas no seu navegador, pois vamos realizar configurações em ambas simultaneamente!
3) Primeiro, iremos acessar a página de configuração na Omie.G-Click:
Comece se conectando à Omie.G-Click;
Então, na lateral superior à esquerda clique na sua foto;
Na segunda coluna vá em Configurações >
Minha empresa
e na parte superior à esquerda acesse a abaSistemas de Integração
;
Clique sobre a opção
Zap Contábil
, para ser direcionado para a tela de configuração;A configuração depende de 3 informações, que serão coletadas da Zap Contábil e mais abaixo mostraremos como fazer isso:
4) Em seguida, acesse a Zap Contábil e siga os passos abaixo:
Na parte superior teremos a URL do Login Zap Contábil, copie ela e cole na Omie.G-Click;
Então, retorne para a Zap Contábil e no menu superior à direita, clique em Configurações e depois à esquerda clique na aba Integração;
Na sessão Chaves de API, teremos a URL da API, selecione ela e cole na Omie.G-Click;
Na ZapContábl, mais abaixo clique no botão
GERAR NOVA CHAVE
;
No campo nome escreva "Omie.G-Click" e clique em
ADICIONAR
;
Desça um pouco a página, ao centro da linha da opção criada teremos um ícone de papel duplo, clique nele para copiar o Token;
Retorne para a Omie.G-Click, e cole a informação em Token da Zap Contabil:
5) Por fim, siga os passos a seguir para finalizar a configuração do Iframe:
Na Omie.G-Click, após inserir as informações, do lado direito ao final da página clique em Gerar;
Selecione a URL do Iframe gerada, copie ela e retorne para a ZapContábil;
Desça um pouco a página e na área Iframes (Beta), do lado direito clique em
ADICIONAR IFRAME
;
Um diálogo irá surgir. No campo Nome escreva "Omie.G-Click";
Cole a URL do Iframe no campo URL;
E por fim, no campo Largura, recomendamos que você coloque "350"px;
E para encerrar, clique em
ADICIONAR
.
Mapeando os usuários 👥
⚠️ Esse é um passo muito importante, para que todos os usuários possam usar a função do Iframe!
1) Este mapeamento irá permitir que saibamos exatamente quem está movimentando informações entre as plataformas, quem copiou mensagens e quem enviou o arquivo nas conversas com os clientes.
2) Tanto na Omie.G-Click como na Zap Contábil teremos usuários que poderão ter nomes diferentes entre as plataformas, então é importante que digamos quem é quem. Para isso:
Ainda na lista de integrações da Omie.G-Click, clique no botão Apelidos;
A esquerda são listados os apelidos dos usuários na Omie.G-Click e a direita serão os nomes dos usuários no Zap Contábil;
Você pode consultar o nome dos usuários no Zap Contábil no menu Usuários;
Coloque o nome do usuário no campo vazio a direita e clique em ENTER para salvar;
Ou, você pode usar o TAB no seu teclado para salvar e ir para o próximo usuário.
Configurando as atividades do Zap Contábil na Omie.G-Click ✅
1) Lembrando que as atividades no Omie.G-Click determinam o passo a passo que o usuário precisa executar para que de fato conclua a sua demanda, então, adicionar a atividade do Zap Contábil irá determinar que o usuário precisa enviar uma mensagem para um determinado contato para poder concluir sua tarefa!
Para consultar o passo a passo, você pode clicar na seta ➡️ ao lado dos títulos mais abaixo abaixo:
📌 Será necessário repetir o passo para todas as obrigações e processos que você deseja que o envio da mensagem seja uma atividade obrigatória.
Inserindo a atividade em uma Obrigação
Inserindo a atividade em uma Obrigação
No menu a sua esquerda, clique no seu avatar para expandi-lo;
Na segunda coluna á esquerda, vá em
Configurações > Obrigações
;
Escolha a obrigação que deseja e clique sobre seu nome ou no ícone ao lado para acessá-la;
Na região superior, ao centro vá ao passo
Atividades
;
Do lado esquerdo, clique no botão + Atividades e um diálogo irá surgir;
No primeiro campo "Tipo" selecione a opção
Integração: Zap Contábil;
Depois você poderá criar um novo texto ou selecionar um texto existente no campo texto para ser adicionado;
Depois, basta clicar no botão ao lado para adiciona-la:
💡 Também é possível configurar o envio automático da mensagem pelo WhatsApp na conclusão da tarefa. Para saber mais acesse o botão abaixo:
2) Caso você já tenha gerado as tarefas e já esteja usando a Omie.G-Click no dia a dia, esse passo é muito importante.
Após reordenado as atividades como desejado;
Clique no botão
Atualizar tarefas
;
Selecione todos os cliente e clique em
Alterar
;
Agora só aguardar a mensagem de sucesso aparecer, antes de deixar a tela:
🚨 Lembrando que: Só serão atualizadas tarefas que não foram concluídas e que estão com 0% das atividades realizadas.
Inserindo a atividade em um Processo
Inserindo a atividade em um Processo
No menu a sua esquerda, clique no seu avatar para expandi-lo;
Na segunda coluna á esquerda, vá em
Configurações > Solicitações (Processos)
;
Escolha o processo que deseja e clique sobre seu nome;
Do lado esquerdo, na região central clique no botão + Atividades e um diálogo irá surgir;
No primeiro campo "Tipo" selecione a opção
Integração: Zap Contábil;
Depois você poderá criar um
novo texto
ou selecionar um texto existente no campotexto para ser adicionado
;
Depois, basta clicar no botão ao lado para adiciona-la:
⚠️ Somente as solicitações geradas após essa modificação terão a atividade. Tarefas geradas anteriormente não serão atualizadas
Configurando a solicitação via WhatsApp
1) Primeiro será necessário já ter acesso ao TypeBot, caso não tenha, você pode entrar em contato com a Zap Contábil para solicitá-lo.
Definindo os processos que o cliente poderá solicitar
1) Dentro da Omie.G-Click você precisará indicar quais processos o seu cliente poderá solicitar por WhatsApp. Para isso, siga os passos abaixo:
Na lateral superior esquerda, clique na sua foto;
Na segunda coluna, na parte inferior, acesse Configurações > Minha Empresa;
Então, na parte superior do lado direito selecione a aba "Sistemas de Integração" e a esquerda clique em Zap Contábil;
Após isso, ao final da tela do lado esquerdo clique em "Processos";
Em seguida, desça a tela e a esquerda selecione a caixa ao lado dos processos que os clientes poderão solicitar:
Gerando as chaves de API
1) Também será necessário gerar chaves de API para serem usadas pelo TypeBot. Para isso:
Na lateral superior esquerda, clique na sua foto;
Na segunda coluna, ao centro, acesse
Configurações > API
;
Do lado direito, na parte superior clique no botão
+ Criar uma Aplicação
;
Digite um nome, como "TypeBot Zap Contábil" e do lado direito clique em
Criar
;
Então copie o
ID do cliente
e oSegredo de cliente
, pois eles serão utilizados na configuração do TypeBot:
⚠️ Atenção!
Se a opção API não aparecer no seu menu, significa que o seu usuário não possui permissão de acesso a ela. Neste caso, solicite para algum administrador realizar o procedimento, ou a configuração do acesso para o seu usuário.
Configurando o TypeBot
1) Quando o TypeBot já estiver habilitado dentro do ZapContábil, siga os passos abaixo:
Na parte superior ao centro, clique em
Bots
;
A esquerda, selecione a opção
TYPEBOT
e na região central do lado direito clique emABRIR TYPEBOT
;
Para ajudar na configuração, já haverá um bot pré configurado. Na região central do lado esquerdo você deverá encontrar um quadro com o nome "gclick", selecione ele.
No centro da tela, desça a página para encontrar a opção "post auth", então clique sobre o link abaixo dela;
Do lado direito aparecerá um outro quadro, no centro dele clique em
Body
;
O botão
Custom body
precisa estar habilitado e na caixa de texto abaixo dele é necessário colar o código mais abaixo, substituindo os textos "ID_DE_CLIENTE" e "SEGREDO_DE_CLIENTE", pelas chaves de API do Omie.G-Click:
client_id=ID_DE_CLIENTE&client_secret=SEGREDO_DE_CLIENTE&grant_type=client_credentials
Depois de fazer as configurações, no centro da parte superior da página clique em
Compartilhar
e um pouco abaixo, do lado esquerdo, selecioneCopiar
.
Em seguida, do lado direito na parte superior clique em
Publicar
.
2) Após isso, para habilitar o TypeBot:
Volte no Zap Contábil, no menu
Bots > TYPEBOT
, e na região central do lado direito clique emAdicionar
;
Então defina um nome para o bot, escolha a conexão e cole a URL copiada do TypeBot;
Se desejar você pode definir alguma restrição de horário para o bot. Por fim, clique em
Salvar
.
🆘 Caso tenha dificuldades na configuração do TypeBot entre em contato com o suporte do Zap Contábil.
Perguntas Frequentes (FAQ)
Como cadastrar grupos na Omie.G-Click?
Como cadastrar grupos na Omie.G-Click?
Primeiro é importante que o grupo já esteja criado em seu WhatsApp e uma conversa já tenha sido iniciada, depois disso, a integração dará as instruções do que fazer!