No intuito de agilizar o processo de baixa de atividades e envio de guias, estamos lançando a integração com o Oneflow, sendo possível ter controle total das pendências de cada cliente em um lugar só.
Configurações iniciais na Omie.G-Click
Vamos iniciar fazendo o passo a passo de como ativar a integração:
No menu lateral, clique em Configurações > Minha Empresa;
Vá na aba Sistemas de Integração e clique sobre "Oneflow";
No lado direito clique em "Ativar";
Com o objetivo de sinalizar os BLOQUEIOS realizados pelo Oneflow que impedem a baixa de uma atividade, adicionamos a funcionalidade de abertura de uma pré-tarefa na G-Click informando em qual atividade houve o bloqueio e qual sua competência.
O departamento onde a pré-tarefa será criada pode ser informado individualmente, em Minha Empresa >Oneflow, permitindo que cada atividade pertença a um departamento diferente, ou também pode ser feita em lote, informando um único departamento para todas as atividades:
Para a configuração em lote, basta clicar no botão com engrenagem DEPARTAMENTO:
Com isso feito, é hora de configurarmos as obrigações que iremos integrar, inserindo as atividades respectivas:
No menu lateral, clique em Obrigações;
Clique sobre a Obrigação que deseja integrar;
Na parte inferior, vá na aba Atividades;
Clique no botão + Atividades
No campo Tipo selecione "Integração: Oneflow" e selecione a atividade desejada;
Gerar as tarefas de acordo com o período correspondente no Oneflow.
Configurações iniciais no OneFlow
Com a integração ativada o próximo passo é gerar as chaves de API para que sejam inseridas dentro do Oneflow, essa será a forma como a autenticação será realizada.
No menu lateral, clique em Configurações > API;
Clique em Criar uma Aplicação
Dê um nome para a aplicação
Serão gerados um Id de cliente e Segredo de cliente (lembre-se de copiar essas informações, pois elas não serão exibidas novamente, conforme alerta exibido em tela)
Com essas informações em mãos, agora é hora de irmos para o Oneflow e finalizarmos a configuração por lá:
Acessando o Oneflow é necessário entrar em Configurações > Integrações, inserir as chaves de API que geramos no G-Click e vincular os clientes cadastrados vinculados a integração (os clientes que já devem estar previamente cadastrados tanto no G-Click quanto no Oneflow para a integração funcionar corretamente). Se o cliente desejado não estiver integrado, basta clicar em incluir e fazer a inclusão manualmente dele.
🚨 ATENÇÃO! Antes de configurar as empresas no Oneflow é extremamente importante que você já tenha configurado as Obrigações no G-Click e gerado as tarefas para evitar o BLOQUEIO das atividades pelo Oneflow. Então realize a etapa de inclusão das empresas por último!
Nossa integração na prática!
Com tudo já configurado, podemos ver como funciona na prática! Vamos voltar para o Oneflow e realizarmos uma baixa:
Vamos pegar como exemplo a obrigação SPED - EFD da competência JUN/2024:
Dentro da G-Click as atividades ficarão da seguinte forma:
O usuário que realiza a atividade é o gclickbot
, e na aba de tempo aproximado será exibido quanto tempo o Oneflow levou para realizar cada atividade:
Retificadoras e impedimentos 🚩
Outro ponto importante é que, caso a tarefa seja bloqueada por algum motivo dentro do Oneflow, a tarefa dentro da G-Click mudará seu status para IMPEDIDA automaticamente e ao remover o bloqueio no Oneflow, a tarefa volta ao status aberta novamente. Ao ser IMPEDIDA a tarefa fica da seguinte forma:
Caso a atividade seja cancelada no Oneflow após já ter sido baixada na G-Click, é criada uma atividade retificadora dentro da tarefa:
Auditorias e logs
Nos andamentos também serão registradas as FINALIZAÇÕES, BLOQUEIOS, CANCELAMENTOS E IMPEDIMENTOS: