Passar para o conteúdo principal

Integrando com a Whats Contábil: Envie arquivos por WhatsApp

Neste artigo, conheça a nossa integração com o WhatsContábil e como ela permite que a Omie.G-Click interaja com o WhatsApp. 📱💬

Leticia Supriano avatar
Escrito por Leticia Supriano
Atualizado hoje

A integração com o Whats Contábil possibilita o envio de mensagens e arquivos para os seus clientes pelo WhatsApp por meio de tarefas na Omie.G-Click.

Além disso, ela permite a consulta das tarefas em tempo real dentro da Whats Contábil.

Tópicos do Artigo:


Conhecendo a Whats Contábil

1) Otimize a gestão de atendimentos do seu escritório com o Whats Contábil e melhore a fluidez e a organização da comunicação com seus clientes.

Com a plataforma, sua equipe atua de forma colaborativa, com acesso completo ao histórico das conversas e possibilidade de encaminhar atendimentos sem perda de dados. Mais controle, produtividade e satisfação para o seu escritório contábil.

2) Clique no botão abaixo para conferir o site:


Funcionamento da integração

1) Nossa integração com plataformas multicanais traz em conjunto a integração da Omie.G-Click com o WhatsApp, e entre os benefícios temos:

  • Maior facilidade de comunicação;

  • rapidez na busca por informações e arquivos solicitados pelo cliente;

  • envio de documentos via WhatsApp; e

  • centralização dos assuntos relevantes tratados com os clientes.

Iframe: Um pedacinho da Omie.G-Click na Whats Contábil🍕

1) As principais funções da nossa integração são disponibilizadas por meio de uma tecnologia chamada Iframe, que podemos dizer que é uma miniatura do Omie.G-Click no seu Whats Contábil, com ela você poderá:

  • Consultar tarefas sem sair do chat:

    Sem sair do chat, você terá uma lista recente de tarefas da Omie.G-Click disponíveis para uma consulta rápida; A lista de tarefas respeita o contato com o qual está conversando. 😉

  • Centralizar conversas importantes copiando mensagens:

    Você poderá copiar mensagens relevantes em tarefas; Por exemplo, quando o cliente pedir um detalhe sobre um serviço contratado, permitindo que essa informação seja consultada diretamente na Omie.G-Click.

  • Rapidez e segurança no envio de ARQUIVOS:

    Sem sair da Whats Contábil, você poderá consultar e enviar as guias que sejam solicitadas pelo seu cliente, com a segurança de não enviar arquivos trocados, pois só serão exibidos arquivos correspondentes ao contato com quem está conversando.

2) Também oferecemos um atalho para envio de emails pela Omie.G-Click, caso seu cliente solicite a formalização de algo ou o reenvio das guias por email.


Atividade exclusiva para envio de mensagens no WhatsApp💬

1) Considerando que a alma da Omie.G-Click são suas tarefas e atividades, a integração traz também uma atividade exclusiva (1), que adicionada às tarefas fará com que o envio de mensagens e anexos por WhatsApp seja feito obrigatoriamente pelos usuários, como um passo fixo de suas rotinas.

Além disso, ao centro da tela toda tarefa terá o botão Whatscontabil (2) que permitirá o envio manual de mensagens para os clientes a qualquer momento:


Mas afinal, o que é preciso para integrar? 🤔

1) Para isso é necessário que você já tenha contratado os serviços da Whats Contábil, se não tiver, basta entrar em contato com o time de vendas do nosso parceiro!

2) Agora, se você já contratou, vêm comigo que vou te explicar como configurar! No início do passo a passo temos também um vídeo tutorial.


Configurando a integração

1) A integração traz consigo 3 funções importantes, e cada uma terá sua configuração:

Criando o Iframe da Omie.G-Click

1) Além do tutorial por escrito, segue um vídeo super rápido de como configurar o Iframe:

Prefere seguir por texto? Confira o passo a passo completo aqui.

1) Para facilitar a configuração mantenha as duas plataformas abertas no seu navegador, pois vamos realizar configurações em ambas simultaneamente!

2) Primeiro, iremos acessar a página de configuração na Omie.G-Click. Comece se conectando à Omie.G-Click.

3) Então, na lateral superior à esquerda clique na sua foto (1):

4) Na segunda coluna  à esquerda, vá em Configurações > Minha empresa (1)

4) Na parte superior à direita acesse a aba Sistemas de Integração (1), e à esquerda clique sobre a opção Whatscontabil (2):

5) A configuração depende de 3 informações, que serão coletadas na WhatsContábil, e mais abaixo mostraremos como fazer isso:

6) Em seguida, acesse a WhatsContábil, na parte superior da página teremos o link de URL do Login Whatscontabil (1), selecione ele até a barra após o "br", copie e cole na Omie.G-Click no seu respectivo campo:

7) Então, retorne para a WhatsContábil e no canto lateral à esquerda, desça o menu até o final e clique na engrenagem (1).

Na página que abrir, à direita, desça até o final, e à esquerda teremos o Token API (2) e a URL API (3), copie cada informação e cole no seu respectivo campo na Omie.G-Click:

8) Na Omie.G-Click, após preencher as informações, do lado direito ao final da página clique em Gerar (1):

9) Será gerada a URL do Iframe (1), selecione ela, copie e volte para a WhatsContábil:

10) Na WhatsContábil, suba um pouco a página, e do lado direito teremos o campo URL da integração via Iframe (1), cole a código copiado da Omie.G-Click nele, e ao lado clique em Salvar (2):

11) Pronto! Seu Iframe estará configurado e você poderá seguir os próximos passos.


Mapeando os usuários/apelidos 👥

⚠️ Esse é um passo muito importante, para que todos os usuários possam usar a função do Iframe na Whats Contábil!

1) Este mapeamento irá permitir que saibamos exatamente qual usuário movimentou informações entre as plataformas, copiou mensagens ou enviou algum arquivo nas conversas com os clientes.

Os usuários podem ter nomes diferentes na Omie.G-Click e na WhatsContábil, então é importante que digamos quem é quem.

2) Para isso, na página de configuração da integração da Omie.G-Click, do lado esquerdo ao final da tela, clique no botão Apelidos (1).

Mais abaixo, à esquerda, serão listados os apelidos dos usuários na Omie.G-Click.  Do lado direito, informe o nome do usuário no WhatsContábil (2) e clique em ENTER para salvar:

💡Você pode consultar o nome dos usuários no Whats Contábil no menu lateral à esquerda "Usuários".


Configurando a atividade do Whats Contábil na Omie.G-Click

1) Lembrando que as atividades na Omie.G-Click determinam o passo a passo que o usuário precisa executar para que de fato conclua a sua demanda.

Então, adicionar a atividade do Whats Contábil irá determinar que o usuário precisa enviar uma mensagem para um determinado contato para poder concluir sua tarefa!

Para consultar o passo a passo, você pode clicar na seta ➡️ ao lado dos títulos mais abaixo:

📌 Será necessário repetir o passo para todas as obrigações e processos que você deseja que o envio da mensagem seja uma atividade obrigatória.

Inserindo a atividade em uma obrigação

1) No menu a sua esquerda, clique no seu avatar para expandi-lo (1):

2) Na segunda coluna à esquerda, vá em Configurações > Obrigações (1):

3) Na região central à direita, pesquise a obrigação (1), e a esquerda clique sobre seu nome (2):

4) Na parte superior, na região central, vá ao passo Atividades (1), e a esquerda clique em + Atividades (2):

5) Ao centro da tela surgirá um diálogo e será necessário preenchê-lo:

  • (1) Tipo: definição da atividade, selecione "Integração: Whatscontabil".

  • Escolha uma das opções a seguir para nomear a atividade:

    • (2) Texto para ser adicionado: selecione um nome já cadastrado para essa atividade. Em seguida, à direita, para incluí-la, clique em "+".

    • (3) Novo Texto: digite o nome que quiser para a atividade e à direita clique em "Nova" para salvá-la.

6) Caso você já tenha gerado as tarefas e já esteja usando a Omie.G-Click no dia a dia, será necessário atualizar as tarefas, mas antes disso, caso seja necessário, você pode reordenar as atividades:

  • (1) Ordem: local para alteração da ordem das atividades.

  • (2) Lixeira: permite a exclusão de alguma atividade - essa ação afeta todas as tarefas abertas.

  • (3) Atualizar tarefas: botão para atualização das tarefas.

7) Após clicar em Atualizar tarefas, surgirá um diálogo ao centro da tela. Marque a caixa de seleção ao lado de "CNPJ/CPF/CEI" (1), para selecionar todos os clientes e ao final da tela clique em Alterar (2):

8) Aguarde a mensagem de sucesso (1) antes de deixar a tela:

🚨 Lembrando: Só serão atualizadas tarefas que não foram concluídas e que estão com 0% das atividades realizadas.

Inserindo a atividade em um Processo

1) No menu a sua esquerda, clique no seu avatar para expandi-lo (1):

2) Na segunda coluna à esquerda, vá em Configurações > Solicitações (Processos) (1):

3) Na região central à direita, pesquise o processo que deseja (1) e a esquerda clique sobre seu nome (2):

4) Do lado esquerdo, na região central, clique no botão + Atividades (1):

💡Você poderá incluir a atividade em um subatendimento, do lado direito da tela ao clicar no botão + Atividade correspondente a ele.

5) Ao centro da tela surgirá um diálogo:

  • (1) Tipo: definição da atividade, selecione "Integração: Whatscontabil".

  • Escolha uma das opções a seguir para nomear a atividade:

    • (2) Texto para ser adicionado: selecione um nome já cadastrado para essa atividade. Em seguida, à direita, para incluí-la, clique em "+".

    • (3) Novo Texto: digite o nome que quiser para a atividade e à direita clique em Nova para salvá-la.

⚠️ Somente as solicitações geradas após essa modificação terão a atividade. Tarefas geradas anteriormente não serão atualizadas.

💡 Após inserir a atividade na obrigação/processo, caso queira, você poderá configurar o envio automático da mensagem pelo WhatsApp na conclusão da tarefa. Para saber mais acesse o botão abaixo:



Perguntas Frequentes (FAQ)

Como cadastrar grupos na Omie.G-Click?

1) Primeiro é importante que o grupo já esteja criado em seu WhatsApp e uma conversa já tenha sido iniciada.

Você precisará acessar sua conversa com o grupo na Whats Contábil e do lado superior direito clicar sobre a logo da Omie.G-Click (1):

2) Após isso, será aberto na lateral direita o Iframe. Através dele você conseguirá cadastrar o grupo como contato.

Para cadastrar o contato será necessário escolher um cliente, você pode optar entre cadastrar uma novo ou selecionar um já cadastrado na Omie.G-Click (1).

Após clicar em "Selecionar cliente", abaixo aparecerá um campo de busca (2), pesquise o nome da empresa e clique sobre ele. Após isso ela aparecerá abaixo.

Então, defina o nome do contato (3) e cadastre ele em Salvar (4):

3) Você poderá consultar o contato do cliente na Omie.G-Click.Confira o passo a passo pelo botão abaixo:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?