O Visão do Cliente é um Portal do Cliente, e através dele os clientes poderão acessar seus documentos, guias de pagamentos, fazer o envio de arquivos, realizar novas solicitações e acompanhar o andamento das suas demandas.
Tópicos do Artigo
Acessando o WebApp
1) O cliente poderá acessar o WebApp do Visão do Ciente com a customização padrão do Omie.G-Click ou da empresa prestadora dos serviços.
Para realizar o login, na lateral esquerda o usuário precisará digitar seu usuário e senha e clicar em "Entrar" (1):
Conhecendo os recursos e mudanças
Tela de login
1) Para garantir uma experiência inclusiva e acessível desde o primeiro acesso, a nova versão web do Visão do Cliente conta com uma página de login moderna, intuitiva e com suporte aos idiomas inglês e português (1).
Agora, usuários de diferentes regiões podem acessar a plataforma no idioma de sua preferência, proporcionando mais conforto e usabilidade logo no início da jornada.
Outra novidade é que a personalização agora também estará disponível na versão web, sendo possível escolher as cores, imagens e URL.
Dashboard
1) A página inicial (1) continua com as mesmas informações da versão mobile. Porém, na versão web temos o adicional da Agenda (2), que já fica disponível na tela inicial, sem necessitar de cliques adicionais.
Outra mudança, adicionada do lado direito da tela, próximo à parte central, foi o botão "Mostrar todas" (3) em "Minhas Solicitações", onde caso a quantidade de tarefas esteja zerada em algum dos status, o usuário poderá escolher se quer deixar ele oculto ou não, deixando mais espaço livre na tela.
Além disso, quando o usuário tiver mais de uma empresa, no canto lateral superior direito, poderá escolher alguma específica pelo filtro de "Empresas"(4) para consultar somente as demandas dela:
📌 Importante
No Dashboard são apresentados os dados das demandas que vencerão no mês vigente.
Agenda
1) Deixamos a agenda mais intuitiva, exibindo todas as tarefas com vencimento do dia agrupadas, sem a necessidade de cliques adicionais para busca delas. Também facilitamos a consulta por meses anteriores e os futuros.
Notificações
1) As notificações podem ser acessadas pelo canto superior direito da tela ao clicar no sininho azul. Além disso, elas também poderão ser recebidas através do navegador como push notification e ser consultadas pela barra de notificações do desktop.
O cliente será avisado de atualizações que a empresa fizer nas tarefas que estão em aberto, ou comentários que forem encaminhados para ele, dando a possibilidade dele clicar e visualizar o que foi feito.
📌 Importante
Para evitar o excesso de notificações, após 3 dias da sua criação elas serão expiradas.
As notificações somente serão recebidas no desktop se estiverem habilitadas no navegador.
Nova Solicitação
1) De maneira avulsa, no canto superior direito ao clicar em Nova Solicitação (1) será possível criar uma demanda extra para a empresa prestadora dos serviços realizar.
Primeiro, se o usuário tiver mais de uma empresa ele precisará selecionar uma delas (2), após isso terá que escolher um dos assuntos listados (3), colocar um comentário justificando o motivo da solicitação (4), se necessário poderá anexar um arquivo (5), e por último, terá que confirmar em "Solicitar" (6):
Busca
1) O menu de Busca (1) é representado por uma lupa que fico no canto do lado esquerdo da tela.
Por ele é possível encontrar todas as tarefas, incluindo as demandas solicitadas pelo portal e também as que foram habilitadas para consulta pela empresa prestadora de serviços, sendo possível utilizar os filtros e aplicá-los para encontrar alguma tarefa específica.
Para utilizar filtros, clique em "+ Filtros" (2), e selecione a caixa ao lado das opções desejadas (3). Após isso, escolha o item que deseja buscar (4) e clique em "Aplicar" (5):
Documentos Extras
1) Em Documentos Extras (1) será possível visualizar todos os arquivos, tais como: contratos, certidões ou qualquer documento que seu prestador de serviços tenha disponibilizado.
Para isso, ao lado esquerdo do nome da empresa na parte central da tela é preciso selecionar a seta (2).
Serão apresentadas as pastas com os arquivos habilitados. Na linha da pasta desejada do lado direito da tela, clique na seta (3). A lista de arquivos dela será mostrada, com a data que o documento foi disponibilizado (4). Para fazer o download do arquivo clique em "Baixar arquivo" (5):
Assistente de Pagamentos
1) O Assistente de Pagamentos (1) é um recurso que disponibiliza as guias que o prestador de serviço indicou que precisarão ser pagas.
Na segunda coluna do lado direito é possível fazer o download do arquivo pelo botão "Baixar arquivo" (2), e após isso o sistema irá identificar que o arquivo foi lido (3). Além disso, na primeiro coluna da direita é possível indicar arquivos que foram pagos ao clicar no botão ao lado de "Pagamento Realizado" (4).
Para usar os filtros, primeiro habilite-os no centro da tela ao clicar em "+ Filtros" (5) e definir quais deseja usar. Em seguida, escolha as opções nos filtros (6) e clique em "Aplicar" (7):
Arquivos para Envio
1) No menu "Arquivos para Envio" (1) serão listados os documentos solicitados para dar seguimento aos serviços prestados.
Na primeira coluna do lado direito (2) é possível clicar em "Anexar" para incluir algum documento ou em "Baixar arquivos" para consultar algum já anexado.
Também é possível visualizar os anexos realizados ou pendentes dos meses anteriores. Ao selecionar o botão "+ Filtros" (3) será possível incluir opções de busca de período, status e empresa (4). Após isso, basta selecionar as informações neles e clicar em "Aplicar" (5):
Meus Documentos
1) Em Meus Documentos (1) será possível verificar os arquivos que lhe foram disponibilizados e na primeira coluna da direita realizar o download deles em "Baixar arquivo" (2).
Assim que o download for feito, o documento será sinalizado como "Arquivo lido" (3). É possível realizar filtros, habilitando-os pelo botão "+ Filtros" (4) e buscando por período, empresa ou o status de leitura do documento (5). Após selecionar as opções desejadas confirme elas em "Aplicar" (6):
Minhas Solicitações
1) No menu Minhas Solicitações (1), serão listadas todas as solicitações já criadas pelo usuário independente do seu status.
É possível habilitar os filtros em "+ Filtros" (2) e buscar por período, empresa, status e departamento (3). Após isso será necessário selecionar as informações dos filtros e clicar em "Aplicar" (4):
Modo Noturno
1) O WebApp permite a escolha da visualização das informações em modo noturno, o qual deixara a tela escura, permitindo uma leitura menos cansativa das publicações, ou em modo claro. Para isso, no canto inferior esquerdo basta clicar no botão ao lado da opção que deseja visualizar (1):
Termos de uso
1) A Omie.G-Click e o Portal do Visão do Cliente seguem as normas da LGPD e devido isso ao realizar o primeiro login, o Termo de Uso é apresentado para que o usuário leia e caso esteja de acordo assine ele.
Pelo menu lateral a esquerda, próximo ao final da tela, o Termo de Uso (1) poderá ser consultado sempre que necessário:
Entendendo as tarefas
1) A tarefa agrupa a lista de ações que precisam ser feitas para a entrega de uma demanda.
Ao clicar no nome da tarefa em qualquer tela (1), do lado direito aparecerá uma aba mostrando os seus detalhes, na parte de cima temos sua identificação (2), que incluem o nome da tarefa, sua data de vencimento, a empresa a qual foi atribuída e o departamento.
Em Atividades (3) são listadas aquelas que foram habilitas. Será possível acompanhar sua realização, baixar arquivos (4), anexar documentos (5) e indicar o pagamento de alguma guia (6):
2) Na aba "Comentários" (7) é possível consultar os andamentos em texto da tarefa, e ao final da tela o usuário poderá adicionar outros comentários ou arquivos (8). O envio ocorrerá ao clicar no ícone de avião (9), e após isso o prestador de serviços será notificado:
Alterando o nome e senha do usuário
1) Depois de efetuar o login, o usuário poderá alterar seu nome ou senha do WebApp. Para isso, na lateral superior à esquerda será preciso clicar na logo da empresa (1). No quadro que aparecer, o usuário poderá definir um novo nome (2) e salvá-lo em "Aplicar" (3).
Na parte central da tela também será possível selecionar a opção "Alterar senha" (4), para realizar a sua mudança:
2) Após isso, o usuário precisará digitar a senha atual (5), definir uma nova (6), e repetir ela (7). Visando aumentar a segurança do acesso, a credencial escolhida deverá atender os requisitos listados (8). Para confirmar a alteração será preciso selecionar o botão "Aplicar" (9):
Visualizando as Notícias
1) A empresa fornecedora dos serviços pode fazer o envio de comunicados. Quando isso ocorrer, eles irão aparecer no centro da tela assim que o usuário fizer login ou atualizar a tela.
Após ler o conteúdo, pode haver a necessidade de marcar a caixa de seleção "Confirmar leitura" (1), quando essa opção não aparecer, para sair da Notícia basta clicar em Fechar (2):